segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Turbina X Motor de combustão


Há varias questões sobre a vantagem de um motor de combustão interna para uma turbina à gás, porém devemos levar em conta a funcionalidade de cada motor e em qual situação ele opera. Dentre elas há duas principais vantagens da turbina com relação ao motor de combustão:
  • Turbinas a gás têm uma ótima relação potência/peso, se comparadas a motores a pistão. Isso quer dizer que a quantidade de potência que se consegue do motor comparada ao seu próprio peso é muito boa.
  • Turbinas a gás são menores do que motores a pistão de mesma potência.
A principal desvantagem de turbinas a gás é que, comparadas a motores a pistão do mesmo tamanho, elas são caras. Por girar a velocidade muito alta e por causa das altas temperaturas de operação, o projeto e a construção são difíceis  tanto do ponto de vista da engenharia quanto dos materiais. Turbinas a gás também tendem a consumir mais combustível quando estão em marcha lenta e preferem uma carga constante à variável. Isso torna turbinas a gás excelentes para algo como aviões a jato e usinas, mas explica por que não há uma sob o capô do seu carro.

2 comentários: